LETRAMENTO


Saco de histórias

imageA atividade que estamos sugerindo hoje contribui tanto para produção de texto quanto para estimular a criatividade.
Materiais necessários:
- pequenos objetos (lápis, boneca, frutas artificias, miniaturas de animais…);
- um saco.
obs.: pode ser solicitado para que cada criança traga um objeto de casa.
Procedimento:
Coloque todos os objetos dentro do saco.
Você começa a atividade retirando um objeto e oralmente inicia uma história onde o objeto que você tirou do saco faz parte da história. Depois, entregue o saco para outra criança que deverá tirar outro objeto e continuar a história iniciada por você. Assim sucessivamente até todos terem a oportunidade de falar. A última criança terá a responsabilidade de fazer um final para a história.
Algumas crianças podem apresentar dificuldade para organizar uma ideia que faça sentido, ou a timidez possa atrapalhar, mas isso não pode servir de impedimento para realizar a atividade, e sim, motivo para encorajar e valorizar, mesmo que seja uma frase curta.
Esta atividade pode ser realizada oralmente ou você pode escrevê-la conforme cada criança for falando.
É produtivo repetir a atividade em outros dias, até com os mesmos objetos outras histórias irão surgir. Aos poucos os alunos irão se soltando e a criatividade irá aflorar.
Gostou? Então compartilhe! Bjos
Obra consultada:
ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

---------------------------------------------------------------------------
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Quando lemos uma história às crianças usamos o livro como instrumento fundamental do contacto com a escrita, podendo criar uma situação de interação. Quando lemos, questionamos e comentamos o livro. Strickland & Morrow (1993) propõem vários passos a dar quando lemos uma história às crianças:

ANTES DE LER
Mostrar a capa do livro à criança para que ela tente adivinhar o seu conteúdo.
Conversar acerca do autor e ilustrador.
Falar sobre o tipo de texto que vão ouvir (poesia, história, lenda, fábula, etc.)
Haver uma intencionalidade para as crianças ouvirem a história.
Falar sobre a apresentação do texto que acompanha a imagem.

DURANTE A LEITURA
Encorajar as crianças para comentarem a história enquanto ouvem.
Ajudar as crianças a perceberem a linguagem escrita da história.
Fazer perguntas ocasionalmente para testar a compreensão da história.
Sublinhar com o dedo as frases do texto enquanto se lê.
Nos momentos chave, perguntar às crianças o que vai acontecer a seguir.
Permitir que a criança dê a sua interpretação pessoal da história.

DEPOIS DA LEITURA
Rever os momentos principais da história .
Ajudar as crianças a estabelecer ligações entre a história e as suas vivências pessoais.
Arranjar situações para pôr a criança a pensar sobre o texto.
Recontar a história alterando elementos da história (personagens, locais, etc.).

CRIANÇAS RECONTANDO HISTÓRIA LIDA PELA PROFESSORA:









Nenhum comentário:

Postar um comentário